You are currently viewing 8 Estratégia de Envolvimento dos Empregados para um Melhor Ambiente de Trabalho

8 Estratégia de Envolvimento dos Empregados para um Melhor Ambiente de Trabalho

Com ideias eficazes de envolvimento dos empregados, os empregados não só terão a capacidade de melhorar o seu desempenho como também trarão benefícios únicos à organização, sob a forma de maior rentabilidade, melhor retenção de clientes, melhor aquisição e retenção de talentos, menor rotatividade de empregados, e um ambiente de trabalho mais seguro. Isto aumenta os resultados trimestralmente e assegura a prosperidade a longo prazo da organização.Estratégia de Envolvimento dos Empregados:

Estratégia de Envolvimento dos Empregados’ #1 – Adoptar uma abordagem de baixo para cima

A construção de uma casa começa com a construção dos alicerces certos no fundo – não no telhado! Com qualquer decisão importante na organização, é garantido que começa nos níveis mais baixos – os seus empregados. Conduza questionários e inquéritos que permitam aos seus empregados expressar as suas opiniões e preocupações. Um inquérito pode ser a melhor forma de estimular a sua estratégia de envolvimento dos seus funcionários. Quanto mais se pede a opinião deles, mais se sentem estimados, intitulados, respeitados, e como pertencem à organização.

Leitura Sugerida :  O que fazer para ter sucesso numa entrevista de emprego?

Estratégia de Envolvimento dos Empregados #2 – Promover a Comunicação Bidireccional

Para promover o envolvimento dos empregados, o primeiro requisito é manter os empregados afastados do escuro. Se as organizações actuarem em segredo e apenas divulgarem informações numa base de “necessidade de saber”, é provável que isso provoque taxas de envolvimento mais baixas entre os seus empregados. A transparência gera confiança quando os funcionários compreendem como as decisões empresariais irão afectar o local de trabalho ou como devem lidar com as situações.
Mas será a divulgação de informação suficiente? Não, a comunicação deve seguir dois caminhos – os empregados devem ser encorajados a partilhar as suas preocupações para que não se sintam ignorados ou não valorizados. Os principais líderes empresariais geralmente acreditam na política de porta aberta e não utilizam informação “ultra-secreta” em seu benefício.

Estratégia de Envolvimento dos Empregados #3 – Incentivar a Participação Comunitária

Uma organização é essencialmente uma comunidade; cada membro preenche uma tarefa específica e serve a comunidade como um todo. Para encorajar este espírito comunitário entre os seus empregados, qualquer actividade de envolvimento pode ajudar, desde a organização de um grande evento anual até simplesmente levar uma equipa a almoçar fora.
Não obstante a hierarquia presente na organização, é melhor manter um certo nível de igualdade e imparcialidade onde todos sentem que são importantes para a comunidade.
Esta filosofia é típica nas start-ups da nova era tecnológica, onde adoptam uma política organizacional mais casual e sem paredes. Embora a manutenção desta nova abordagem empresarial possa ser complicada, pode levar a um pessoal altamente empenhado.

Estratégia de Envolvimento dos Empregados #4 – Reconhecer o Bom Trabalho

Dois em cada três empregados sentem que não obtêm reconhecimento suficiente pelo seu trabalho. Como resultado, a maior parte dos empregados não entregam o seu potencial máximo e podem envolver-se em comportamentos indesejados.
Além disso, os talentos altamente treinados e qualificados estão sempre à procura de melhores opções no mercado.
Por esta razão, é sensato criar um ambiente rico em reconhecimento, onde o bom trabalho seja recompensado com regalias e incentivos. No mínimo, algumas palavras boas e um certificado de apreciação podem contribuir muito para que os outros se sintam valorizados pelo seu trabalho.
Vale a pena notar aqui que cada forma de reconhecimento deve estar em conformidade com a missão, objectivos e filosofia da organização. Trata-se de orientar o capital humano na direcção certa, afinal de contas.

Saber mais  O que fazer para ter sucesso numa entrevista de emprego?

Estratégia de Envolvimento dos Empregados #5 – Investir no Crescimento Pessoal

Isto faz parte da fase de nutrição da gestão do capital humano. Cada bem humano que se adquire deve ser fomentado e polido para ajudar no crescimento a longo prazo da organização. Quer seja através da gestão de um programa de formação próprio ou do patrocínio de educação superior para os seus empregados, não só está a investir no futuro da sua empresa, mas também a criar um sentimento de lealdade entre os seus empregados.
Lembre-se, cada empregado ama uma empresa que os apoia na sua carreira profissional e acrescenta valor às suas vidas pessoais. Quer manter um talento de primeira linha na sua organização? Não aja de forma egoísta ou desdenhosa. Assegure o seu crescimento pessoal e você colherá os benefícios.

Estratégia de Envolvimento dos Empregados #6 – Contratar Gestores Competentes

A sua arma secreta para estimular o envolvimento dos funcionários são os gestores – eles são os intermediários entre os membros da administração e os funcionários. Na maioria dos casos, os funcionários interagem com os executivos de alto nível raramente, se é que alguma vez o fizeram, mas têm interacções diárias com os seus chefes imediatos. Se se sentem seguros, zangados, ou ignorados, depende do tacto do respectivo gestor.
Serão eles capazes de lidar com os empregados? Se não, o que podem eles fazer melhor?
O presidente da Gallup, Jim Clifton, disse uma vez:
“Os empregados – especialmente as estrelas – ingressam numa empresa e depois abandonam o seu gerente. A culpa pode não ser tanto do gerente, como estes gestores têm

Estratégia de Envolvimento dos Empregados’ #7 – Criar um Sentido de Propósito

Os empregados não são robôs; são humanos. As organizações que tendem a ver os empregados como uma mercadoria que pode ser comprada a um determinado preço não despertaram para a verdadeira essência do capital humano, infelizmente. Os seus empregados não são outro factor de produção, mas possíveis campeões dos valores e princípios da sua organização.
Embora um salário elevado a um empregado ajude definitivamente, quando um empregado sente uma ligação emocional à sua marca, ele será capaz de proporcionar um investimento pessoal mais elevado e contribuir em muito maior medida.
Uma das formas de assegurar isto é informar os seus empregados sobre o quão significativa é a sua contribuição. Diga-lhes como é que isso ajuda a alcançar os objectivos empresariais da organização. Em termos simples, as organizações precisam de começar a fazer com que os seus empregados sintam que são importantes.

Estratégia de Envolvimento dos Empregados #8 – Esboçar um Roteiro para o Sucesso

AAAIsto aplica-se mais se contratar milénios na sua organização. Para muitos milénios, apenas vir ao escritório, fazer o trabalho designado .  E levar o cheque do salário de volta para casa não é suficiente. Eles estão mais conscientes sobre a sua posição nos próximos cinco ou dez anos. Precisam de saber que existem perspectivas de crescimento suficientes para o papel que estão a desempenhar.
Traçar um roteiro adequado de sucesso é mais um pilar para uma estratégia bem sucedida de envolvimento dos trabalhadores. A realização de sessões regulares de aconselhamento de carreira ou a definição de um percurso claro de progressão na carreira podem ajudar muito quando se trata de um envolvimento milenar dos trabalhadores.